Lições lindas para Escola dominical


O ano passado eu ensinei minhas crianças com esta serie e foi muito bom nós aprendemos muito




Série: Deus me deu muitos Presentes

Deus me deu muitos Presentes

Lição 1 : A terra e as plantas são presentes de Deus para mim!

Principio: A terra e as plantas são presentes de Deus para mim, por isso devo cuidar delas.

Texto para decorar: ”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Genesis 1:29

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
- Saber que foi Deus deu a terra e as plantas para nós.
-Desenvolver algumas noções de cuidados de plantas e flores.
- Aprender a agradecer ao Senhor pela terra e as plantas que nos deu.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a  serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Desenho de plantas e arvores ou leve uma plantinha.

                          Um pacotinho em papel de presente. (para a hora da dramatização)

Frutas (se possível para comer no final da lição)
Cola e tesoura, papeizinhos coloridos para a atividade final.
Uma copia da atividade para cada criança.

HORA DA PALAVRA:

(Segure a sua Bíblia na mão, e pergunte para as crianças) Vocês sabem que livro é este? Sim, é claro, é a Bíblia! Meu livro favorito! Na primeira pagina deste livro encontramos coisas maravilhosas sobre a criação. (Mostre a flor) Quem foi que fez as flores?  (deixe as crianças responder)
(Mostre as plantas. Pergunte) Quem foi que fez as plantas? (deixe as crianças responder) Sim foi o nosso amado Senhor Deus. Você tem alguma planta ou árvore na sua casa? Conhece o nome? (deixe as crianças responder)
As plantas, verduras, legumes, flores e frutas são presentes muito valiosos para nós.
Por exemplo, as árvores dão sombra, deliciosos frutos, podemos usar a sua madeira, etc. Das flores se extraem deliciosos perfumes e remédios. De algumas plantas também são feitos remédios, tintas, cola, borrachas, sucos, até mesmo a nossa roupa é feita, por exemplo, do algodão! Deus criou as plantas para que possamos viver confortavelmente.
Aqui na Bíblia, em Gênesis 1:29 lemos ”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Deus nos deu de presente as lindas plantas e os saborosos frutos.
Você gosta de comer frutas? Quais ? (deixe eles responder)
O que fazemos quando ganhamos um presente especial? Com certeza cuidamos dele.
(Líder peça para uma criança fazer de conta que está entregando um presente para você, dramatize diferentes maneiras de agir) Por exemplo:  Seria de muito mal gosto, pegar o presente que ganhamos e nem sequer abrir o embrulho e jogar o presente num canto. (dramatize) Ou ainda pior, abrir o presente e destroçá-lo na frente da pessoa que nos presenteou. Da mesma maneira devemos cuidar dos presentes que Deus nos deu. Muitas pessoas e crianças destroem a criação que Deus nos deu. Muitas crianças não valorizam nem agradecem ao Senhor pelas plantas e frutas. Quebram galhas de arvores, pisam nas plantas, arrancam flores, destroem jardins ou simplesmente não ajudam na conservação e cuidado das plantas.
O que uma planta precisa para crescer saudável e bonita? Sim, ela precisa de água e sol, de carinho, de uma terra boa e adubo. Você já cuidou alguma vez de uma planta ou plantou alguma semente? (deixe eles responder)
O que você pode fazer para cuidar das plantas que o Senhor nos deu? (deixe eles responder)
Nosso Deus fica muito alegre quando cuidamos da criação! Você já disse ao Senhor OBRIGADO PELAS PLANTAS E FRUTAS que Ele nos deu?
Agora separaremos um tempo para agradecer ao Senhor.

HORA DE ORAR:

Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelo privilégio que nos deu de poder desfrutar das plantas, flores e verduras. Peça ao Senhor sabedoria para cuidar das plantas e flores.

HORA DE BRINCAR:

Céu – Terra – Mar
OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair.
PROCESSO: O líder convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
Desenhe com giz no chão duas líneas paralelas com uma distância de, mais ou menos, um metro. Peça para as crianças ficarem na línea do meio.  Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra… CÉU! Todos irão para o céu… MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.
ATIVIDADE: Entregue uma folinha com a atividade para cada criança. Peça para que preguem papeizinhos coloridos nas pétalas da flor.
-----------------------------------------------------------------------------------------




Lição 2 : Os animais são um presente de Deus!


Principio: Os animais são um presente de Deus. Eu devo cuidar deles.


Texto para decorar: ” Ele dá comida aos seres humanos e aos animais; o seu amor dura para sempre.” Salmos 136:25

Texto:

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento. Salmos 104: 10-14

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
- Nomear os animais que possuem em casa.
-Responder como podem cuidar dos animais que Deus criou.
- Aprender como nos ajudam os animais com alimento, abrigo, trabalho, etc.
-Desenvolver um coração agradecido ao Senhor pela variedade de animais que criou para nos abençoar.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Uma copia da figura 1 para visual.
Uma copia da atividade para cada criança.
Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

Muitos de nós temos ou tivemos animaizinhos como mascotes na nossa casa. Você tem algum animalzinho, qual? Como ele chama? (deixe eles responder, se ele não tiver pergunte se conhece algum mascote)

Alguns animaizinhos são como um membro da família, são amigos e companheiros fieis. Deus espera que cuidemos desses presentes que nos deu. Na Bíblia, no livro de Salmos (líder mantenha a Bíblia aberta na sua mão, para que os pequenos vejam que o que você ensina está escrito nela e assim aprendam a amá-la) disse que Deus cuida da sua criação, dos animais, providenciando para eles água, chuvas e alimento. Deus é muito bom, muito bondoso.

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento. Salmos 104: 10-14

FIGURA 1

Vejamos aqui tenho o desenhos de alguns animais. Você podem me dizer os seus nomes? (deixe eles responder)

Na Bíblia disse que Deus criou os animais e eles foram dados para nós como presente de Deus. Como devemos cuidar desses presentes? (deixe eles responder)

A Bíblia ensina que Deus nos deu animais para nos alimentar. Quem aqui gosta de franguinho? Ou de hambúrguer? Ou de um delicioso peixinho? Deus fez alguns animais para que possamos no alimentar deles também!

Você pode dizer que animais provêem ou são alimento para nós? (deixe eles responder) (peixe, gado, galinha, ovos, gelatina, etc) A vaca, que alimento provê? (carne, leite, iogurtes, queijos…) Que comidinha feita de carne você gosta? (deixe eles responder) Você sabia que a maioria dos alimentos que são feitos tem ingredientes que provêm dos animais? Por exemplo com os ovos, manteiga e leite são feitos deliciosos bolos, macarrão, bolachas, sobremesas, sorvetes, pão… etc.

Deus também nos deu alguns animais para nos ajudar no trabalho. Você sabe que animais são esses? (deixe eles responder) Por exemplo em tempos antigos e até hoje, existem pessoas que montam em cavalos para ir de um lugar a outro, para trabalhar. Alguns elefantes são usados por causa da sua força, para mover objetos pesados. Os bois para arar a terra. Os burros são ótimos animais para trabalhar e algumas aves levam recados de um lugar a outro.

Também Deus nos deu de presente outros animais que nos provêem de abrigo e vestimenta. Por exemplo, a ovelha que com o seu pelo se fabrica a lã para fazer blusas, que nos mantêm aquecidos. A maioria dos calçados e sandálias são feitos de couro de gado.

Os animais são um presente de Deus para nós! E como devemos cuidar deles? (deixe eles responder) Como você cuida dos animais? (deixe eles responder).

Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos seus cuidados e por nos dar presentes tão valiosos como os animais. Peça que Deus lhes dê um coração bondoso para cuidar dos mascotes.

HORA DE BRINCAR: Imitando animais.

Líder imite alguns animais e peça para as crianças adivinhar e depois que acertem peça pata que todos imitem o animal juntos, com som e movimentos.

Atividade: Entregue uma folinha com a atividade para cada criança.





-------------------------------------------------------------------------------------



Lição 3 : A água é um presente de Deus!

Principio: A água é um presente de Deus para mim. Eu devo cuidar dela.

Texto para decorar“Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos”. Salmo 104:13

Texto:

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Salmo 104:10-13

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
-Responder como usamos a água e o que aconteceria se não tivéssemos esse presente tão valioso.
- Aprender os princípios básicos do cuidado e economia da água.
-Desenvolver um coração agradecido ao Senhor que criou a água e nos deu como um presente para nos abençoar.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Copias das figuras para o visual.
Uma copia da atividade para cada criança.
Uma jarra com água fresca e copos para todos.
Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

Nas aulinhas anteriores aprendemos que Deus nos deu muitos presentes! Vocês se lembram de alguns?  (deixe eles responder) Sim, aprendemos que Deus nos deu as plantas e flores e também todos os animais! Vamos dizer em voz alta: Obrigado querido Deus pelos presentes que o Senhor nos deu!

Hoje vamos falar de mais um presente valiosíssimo! Vejamos se vocês conseguem acertar que presente é esse. Vou dramatizar e vocês tentem descobrir.  (Líder dramatize lavar louça, escovar dentes, regar plantas, tomar banho, beber água, correr debaixo da chuva, etc) (deixe eles responder)

Sim hoje vamos falar de um presente muito importante para a nossa vida. A ÁGUA!

A Bíblia disse que Deus nos deu a água, escute com muita atenção

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Salmo 104:10-13

FIGURA 1 (Líder se não puder imprimir o desenho colorido, busque em algum livro um desenho que ilustre o texto bíblico)

Este texto nos diz que a água serve para matar a sede dos animais, para regar as plantas e dar vida ao seres vivos. A chuva e os rios trazem vida aos animais e plantas! Realmente a água é um presente abençoado de Deus!

Alguém da sua casa já esqueceu alguma vez de molhar as plantas ou a grama por muitos dias? O que aconteceu com elas? (deixe eles responder)

Alguma vez ficou com muita sede? (deixe eles responder) Que sensação mais ruim! Parece que a boca fica seca e surge um desejo desesperante de beber água! Vocês sabiam que os homens podem ficar muitos dias sem comer alimento nenhum, mas o não podemos ficar sem beber água por muito tempo? E também se bebemos pouca água podemos ficar doentes. A água é vida para nós! Quem aqui gosta de beber muita água?

Para que outras coisas serve a água? (deixe eles responder)

FIGURA 2

Sim outro uso da água é a higiene pessoal e para a limpeza em geral. A gente usa para tomar banho, escovar os dentes, lavar o cabelo. Mas também para lavar roupa, calçados, limpar a casa, as calçadas, lavar carros, etc.

Vamos usar a nossa imaginação! Como seria o mundo sem água? (deixe eles responder) Com certeza seria horrível, e também não teria um cheiro muito bom! Não é verdade?

Assim como aprendemos que devemos cuidar dos animais e das plantas, também devemos cuidar da água. Tem gente que faz muito mau uso do presente que Deus nos deu, desperdiçando e contaminando a água. Vejamos algumas dicas para cuidar da água.

FIGURA 3

Sempre que lavamos louça é importante manter fechada a torneira, devemos ensaboar tudo e só depois abrir a torneira para enxaguar tudo. Mesma coisa quando tomamos banho ou escovamos os dentes. Não devemos deixar a torneira aberta sem necessidade, nem demorar horas tomando banho!

FIGURA 4

Quando lavamos calçadas ou carros, ou limpamos grandes janelas, devemos pegar somente um balde com água, e não usar  mangueira porque gasta muita água.

Outra dica é não sujar as margens de rios, jogando lixo nelas. Já banhou alguma vez num rio ou no mar bem limpinho? Que coisa agradável! Mas quando vamos a um rio e ele está sujo, cheio de lixo… que coisa mais triste, não é verdade?

Devemos cuidar com muito amor dos presentes que Deus nos deu! MMM mas de tanto falar de água fiquei com sede! Quem aqui quer um copo de água geladinha?

HORA DE ORARLíder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos seus cuidados e por nos dar presentes tão valiosos como a água. Peça que Deus lhes dê um coração que saiba administrar e cuidar das coisas que Deus nos presenteou.

HORA DE BRINCAR: Imitando a chuva

Peça para que todas as crianças abram uma mão e batam nela com o indicador da outra mão. Imitando o som de uma gotinha de chuva.

Diga: Crianças ouçam o som da chuva, que benção!

(Peça para bater com os dois dedos) Diga: Opa, a chuva ta engrossando.

(Peça para aumentar mais um dedo) Diga: Está chovendo muito forte, agora!

(Aumente mais um dedos) Diga: Cuidado está vindo uma chuvarada!

(agora batendo palmas diga) Olha a chuva! (e o líder tem que sair correndo e pegar um pequeno que dirigirá a brincadeira desde o começo novamente. Brinque até eles perder o interesse.

AtividadeEntregue uma folhinha com a atividade para cada criança.



 








---------------------------------------------------------------------------------------




Lição 4 : A minha comunidade é um presente de Deus!

Principio: A minha comunidade é um presente de Deus.

Texto para decorar“as pessoas gostavam 

cada vez mais dele”. Lucas 2:52

Texto: Lucas 2:51-52

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
-Dizer o nome do seu bairro ou comunidade.
- Descrever o que mais gostam do seu bairro ou comunidade.
-Lembrar do bairro ou comunidade nas orações.
-orar durante a semana por um amiguinho do bairro.
-Agradecer ao Senhor pela sua comunidade.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

-Varias caixas (de remédios ou outras pequenas) de diferentes tamanhos e formas forradas e pintadas em formas de casas, escola, igreja, correio, posto de saúde, mercados, etc.
-Isopor, cartão ou cartolina para fazer uma maquete do bairro ou comunidade.
-Fita crepe.
-Copia da figura para o visual.
-Uma copia da atividade para cada criança.
-Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

(Líder pegue o Isopor, papel cartão ou cartolina e desenhe nele as ruas e quarteirões de um bairro, sem as casa.) Mostre para as crianças e diga. Este é o nosso bairro, com as ruas e quarteirões! Quem aqui sabe o que é bairro? (deixe eles responder) Sim é um lugar onde muitas famílias moram em comunidade. Mas o que está faltando neste desenho? (deixe eles responder) Sim, estão faltando as casas, edifícios, escolas etc. Então vejamos: (Pegue as caixinhas enfeitadas em forma de casas, escola, correio, comércios, mercados etc. e na medida que as crianças vão falando o que há no bairro você pega fita crepe e cola os edifícios na cartolina. Coloque a cartolina no chão no centro da sala para que todas as crianças possam participar da atividade. Veja a fotografia de exemplo)

Vamos colocar alguns edifícios e casas no nosso bairro da maquete? (Líder vá colando as caixinhas na medida em que as crianças vão falando)

(Quando terminar diga)

Que lindo que ficou o nosso bairro!

Vocês conhecem alguém do seu bairro? Na escola, no posto ou hospital, vizinhos, no mercado…  (deixe eles responder) O que essas pessoas fazem? (deixe eles responder)

Vocês sabem o nome dos seus vizinhos mais próximos? Quem são os seus amiguinhos do bairro? (deixe eles responder)

Vejamos agora em Lucas 2:51 e 52. “Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais Dele”.

Figura 1

Vocês sabiam que Jesus morava numa comunidade parecida com a nossa? O pai de Jesus era carpinteiro e as pessoas conheciam Jesus como carpinteiro. Ele devia ajudar aos seus pais e vizinhos. O que vocês acham que Jesus fazia quando era pequeno na sua comunidade? (deixe eles responder) Com certeza ele ia com os seus pais nas festas, ou a jantar na casa dos vizinhos, se alguém adoecia devia visitar essa pessoa com os seus pais. Ele devia ter muitos amiguinhos e também devia ser um menino muito dedicado e estudioso na escola. A bíblia disse que as pessoas da sua comunidade gostavam a cada dia mais dele! Ele devia ser uma criança muito amada e prestativa.

A Bíblia nos diz que Jesus foi uma criança como você e que era um bom vizinho. As pessoas do seu bairro gostavam muito dele. E com certeza Jesus sabia que devia ser luz, um bom filho de Deus na sua comunidade.

O que faz um bom vizinho? (deixe eles responder) (Líder, algumas crianças podem morar em comunidades perigosas, explique que não podem falar com estranhos quando estiverem sozinhos e devem ser obedientes as regras que os pais colocam )

Sim, um bom vizinho cumprimenta com respeito às pessoas, ajuda aos que tem necessidade, respeita os horários de silêncio e descanso… Você é uma criança querida no bairro? (deixe eles responder)

A nossa comunidade é um presente de Deus. Devemos aprender a valorizar as pessoas que servem e moram na nossa comunidade. Devemos lembrar que somos filhos de Deus e podemos fazer com que a nossa comunidade seja abençoada e transformada por meio da oração. Você ora pelo seu bairro?

Escolha um amiguinho do seu bairro e nesta semana todos os dias você deverá orar por ele.

HORA DE ORARLíder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelo bairro, pelas pessoas que moram no bairro. Ore pelos doentes, os desempregados, pelas crianças, profissionais, e pelas famílias.  Peça para que cada criança diga o nome de algum amiguinho ou vizinho e orem por eles.

HORA DE BRINCAR: Mímicas das profissões.

Líder imite algumas profissões de pessoas que moram na comunidade e peça para as crianças acertar.

AtividadeEntregue uma folhinha com a atividade para cada criança. Peça para as crianças colorir bem bonito e entregar (em companhia dos pais) para algum vizinho ou amiguinho do bairro.













---------------------------------------------------------------------





Lição 5: A minha escola é um presente de Deus!

Principio: A minha escola é um presente de Deus.

Texto para decorarConforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria,”. Lucas 2:52

Texto: Lucas 2:52

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
-Dizer o que uma criança faz na escola.
- Descrever o que mais gostam da escola ou creche.
-Lembrar da escola, colegas e professores nas suas orações.
-Orar durante a semana pelo professor da escola.
-Agradecer ao Senhor pela sua escola.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

-Fantoche (menina ou menino)
- Casinha ou lugar próprio para fazer o fantoche.
-Uma copia da atividade para cada criança.
- cola
- tesoura
- cartolina
-Som e cd de louvor infantil.
Tal vez os menorzinhos da sala ainda não freqüentem a escola, mas com certeza ouviram falar dela pelos amiguinhos, irmãos ou familiares. É Deus que dá a oportunidade para que as crianças possam assistir à escola, estudar e aprender coisas novas.

HORA DA PALAVRA:Professor: Levante a mão quem aqui vai à escola? Ou a creche? (deixe as crianças responder)Vocês sabiam que tem aqui uma criança que também já foi na escola? É um pouquinho maior que vocês. Vamos chamá-lo? (Coloque um nome no fantoche, eu vou chamar de Quito)QuitoooooooooQuito: Oi crianças! Tudo bem com vocês?Professora: Quito, hoje estávamos falando da escola aqui na salinha. E como sei que você é um ótimo aluno o chamei para que conte as crianças algumas coisas sobre a escola. Por exemplo, o que você aprendeu na escola?Quito: que coisa boa!! Eu amo muito a escola!! Sabem porque? Eu aprendi muitas coisas novas na escola. Mas primeiro quero saber o que vocês crianças já aprenderam na escola. (deixe as crianças responder, a professora ajuda a que respondam uma de cada vez)Quito: Ah que saudades dos primeiros anos da escola! Eu aprendi a desenhar na escola! Aprendi a pintar os desenhos. Aprendi a contar! Quem aqui sabe contar? (deixe as crianças responder) Contemos juntos até o 10!Também aprendi a recortar com tesoura? Quem aqui sabe recortar? (deixe as crianças responder) Aprendi a escrever o meu nome! Será que tem alguém aqui que sabe escrever o seu nome? (deixe as crianças responder) Também aprendi a ler na escola ler! Quem aqui quer aprender a ler! (deixe as crianças responder) que legal!!! Ler é muito bom mesmo! Ahhh  sabem que outra coisa aprendi! Aprendi a amarrar o meu cadarço! Uf foi tão difícil!! Alguém aqui sabe? (deixe as crianças responder) Também aprendi algumas palavras em outro idioma (fale algumas) Alguém sabe alguma palavra em outro idioma? (deixe as crianças responder)Professora: Crianças, na semana passada aprenderam que Jesus era amado pelas pessoas, mas aquele texto também disse que Jesus crescia em sabedoria. (Líder leia a Bíblia em Lucas 2:52) Ou seja ele era um menino dedicado a aprender. Gostava de saber coisas novas. Ele também com certeza foi ensinado na Palavra de Deus, por isso era a cada dia mais sábio. Jesus deve ter ido à escola em Nazaré ao igual que todos os meninos da sua idade. Ele aprendeu a ler a Bíblia e também a prendeu o oficio da carpintaria, e ajudava ao seu pai.Quem aqui gosta da escola? O que você mais gosta? (deixe as crianças responder)  E você sabe quem trabalha na escola? (deixe as crianças responder) Você sabe o nome do seu professor da escola? (deixe as crianças responder)Quito: Eu também aprendi que devo me comportar bem na escola, porque sou um filho de Deus. Vocês sabem como uma criança deve se comportar na escola? (deixe as crianças responder)Professor: Muitas vezes, aprender custa muito e dá trabalho! Mas depois trás muita alegria! Não podemos desistir, ainda que seja difícil!  É Deus que nos dá sabedoria e capacidade. E a escola é um presente de Deus para nós. Devemos ser agradecidos pela escola.Professor:  Quito, venha se despedir das crianças!Quito: Tchau pequenos!   E lembrem de orar sempre pelo seu professor!Professor: Bem lembrado Quito, vamos a orar agora pela escola, pelos nossos coleguinhas e professores.  HORA DE ORARLíder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pela sabedoria e por nos dar presentes tão valiosos como a escola. Ore pelos colegas e professores das crianças, e para que cada criança possa crescer igual Jesus, em sabedoria.HORA DE BRINCAR:  Líder pegue uma folha em branco e giz de cera e ensine as crianças a escrever o nome, ou parte dele. Deixe eles errar e brincar com isso. Pode usar diferentes materiais e técnicas, pincel e como guache, giz de cera, quadro com giz, canetas, lápis, pintar com o dedo (com uma tinta especial para pintar com os dedos), etc.AtividadeEntregue uma folhinha com a atividade para cada criança. Pregue numa cartolina 



para ficar mais forte a escolinha.Autora Pra Gabriela Pache de Fiúza------------------------------------------------------------






LIÇÃO 6: OS MEUS AMIGOS SÃO UM PRESENTE DE DEUS!Principio:Os meus amigos são um presente de Deus.Texto para decorar:“O amigo ama em todos os momentos”. Provérbios 17:17Texto: 1 Samuel 18:3-4


Objetivos educativos:No final da aula as crianças poderão:-Dizer os nomes dos melhores amigos.- Descrever de que maneira podem demonstrar amor aos seus amigos.-Lembrar dos seus amigos nas suas orações e orar durante a semana por eles.-Agradecer ao Senhor pela amizade.Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores que falem de amizade e unidade.

MATERIAIS NECESSÁRIOS-Uma copia da atividade para cada criança.-Som e cd de louvor infantil._ Figura 1 (colorida ou preto e branco)

HORA DA PALAVRA:Professor: leve na salinha um presente especial que você tenha ganhado de um/a amigo/a. Fale do aprecio que você sente por esse amigo/a. mencione o nome do seu amigo e diga o que ele significa para você. Conte alguma situação na que o seu amigo lhe ajudou, conte como conheceu ao seu amigo. (se é possível leve uma foto do seu amigo para que as crianças possam ver)Pergunte: Você tem algum/a amigo/a querido/a? Qual é o nome dele/a?Na Bíblia em 1 Samuel 18:3-4 encontramos dois grandes amigos, que apesar das dificuldades continuaram sendo grandes amigos. Os seus nomes são Jônatas e Davi. Jonatas era o filho do rei Saul.E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão. 1 Samuel 18:3-4Figura 1 – Colorida ou Preto e  brancoJônatas deu presentes muito valiosos para Davi. Ele deu a sua própria capa a Davi, como também as suas vestes de guerreiro, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto. Com isso Jônatas estava dizendo, a nossa amizade é muito importante, você pode contar comigo em todo momento.Como vocês acham que deve agir um bom amigo? (deixe as crianças responder)Sim, um bom amigo empresta os brinquedos. Brinca sem brigar, nem amaldiçoar. Se lembra do outro nas orações. Gosta de passar bons momentos, alegres e divertidos.A Bíblia em Provérbios disse que um bom amigo ama em todos os momentos!  Os amigos são presentes de Deus para nós.Jesus era uma pessoa alegre que tinha muitos amigos que o seguiam e que gostavam da sua companhia!Quando você chega num lugar, o que as outras crianças dizem de você? Elas gritam o seu nome a chamam para brincar e lhe dão um abraço? Isso mostra que é um bom amigo!Ou elas dizem: “Ahhh não!!! Chegou o fulano boca suja! Ou chegou o ciclano briguento! Ninguém agüenta esse menino, bate em todo mundo, destrói todos os nossos brinquedos!” Isso não é ser um bom amigo. De que tipo você é? (deixe as crianças responder)Deus nos deu um presente maravilhoso para compartilhar coisas boas e ruins. Para que não estejamos sozinhos. Os nosso amigos são um presente de Deus.O que você gosta do seu amigo/a? De que vocês brincam? (deixe as crianças responder)

HORA DE ORARLíder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos amigos que nos deu. Peça para que cada criança em oração nomeie aos seus amigos, dizendo Senhor, obrigado pelo fulano, sicrano, etc.

HORA DE BRINCAR:Amigos para sempreAs crianças deverão formar duplas, depois se separar formando dois círculos.  Os dois círculos giram. A um sinal dado pelo professor desfazem-se os círculos e cada jogador procura a sua dupla. Encontrando-o ambos devem dar as mãos e abaixar-se. O último a fazê-lo será eliminado. A brincadeira prossegue formando-se novamente os dois círculos primários. A última dupla vencerá.
AtividadeUm cartão para o nosso amigo. Líder entregue a folha com a atividade para cada criança. Peça para a criança pintar e entregar para um amiguinho. (Na atividade tem um lugar para escrever o nome do amiguinho)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


LIÇÃO 7: OS SERVIDORES PÚBLICOS SÃO UM PRESENTE DE DEUS!

Principio: Os servidores públicos são um presente de Deus.

Texto para decorarPorque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você.” Romanos 13:4a

Texto: 2 Crónicas 22:10-12, Romanos 13:1-6

Objetivos educativos:

No final da aula as crianças poderão:
-Nomear os servidores públicos que eles conhecem.
- Descrever de que maneira os servidores públicos nos ajudam dia a dia.
-Lembrar dos servidores públicos nas suas orações e durante a semana abençoar  eles.
-Agradecer ao Senhor pelas pessoas que servem a nossa comunidade.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores que falem de amizade e unidade.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

- Visuais para as lição
-Uma copia da atividade para cada criança.
-Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:Figura de IntroduçãoIntrodução: Mostre o desenho do bebê. Pergunte para os pequenos sobre os bebês, o que eles fazem. Como eles choram, que cuidados eles precisam, como eles se alimentam, como eles brincam.  Pergunte o que aconteceria se um bebê ficasse o dia inteirinho solzinho.  Pergunte que é que cuida do bebê. Vocês gostam de brincar com os bebês, ajudar a cuidar-los? Quem aqui tem irmãozinho menor?Diga: Os bebês precisam da ajuda de um adulto porque eles são muito pequenos e não conseguem cuidar de se mesmos.Líder, abra a sua Bíblia para que os pequenos vejam que a historia que vai contar está escrita na Bíblia.Na bíblia encontramos a história do rei Joás. Quando Joás era bebê, perdera toda a sua família e a sua vida estava em perigo. Então a sua tia Jeoseba o pegou no colo e o entregou para uma babá e juntas o esconderam e cuidaram dele.O sacerdote e alguns soldados também protegeram a vida de Joás, e o criaram durante 7 anos. Depois desse tempo, com 7 anos, foi ungido rei de Israel. Agora ele era um garotinho um pouco maior que vocês! Agora ele estava a salvo.Assim como Joás, nós também temos muitas pessoas na nossa comunidade que nos ajudam, e cuidam da nossa segurança. Sem elas seria difícil crescer em segurança e ordem. Na nossa comunidade há muitas pessoas que nos servem e cuidam de nós.Vejamos alguns desenhos. Vocês sabem quais profissionais e servidores são estes?(Líder deixe que as crianças vejam os desenhos e tentem acertar a profissão e o que esses servidores fazem pela gente. Pergunte em cada caso o que faríamos na nossa comunidade se faltassem esses profissionais)

DESENHOS: Enfermeira, bombeiro, médico, carteiro, gari, professora e policial.Diga: Todas essas pessoas que trabalham para o nosso bem-estar foram colocadas por Deus nesses lugares. Devemos obedecer e orar por elas. Os servidores públicos são um presente de Deus para a nossa comunidade e para nós. Sempre que veja um profissional diga: Deus te abençoe!  Em Romanos 13:4 diz que as autoridades estão a serviço de Deus para o nosso bem.Que profissão você gostaria de exercer quando crescer? De que maneira gostaria de servir a sua comunidade? (Deixe as crianças responder)HORA DE ORARLíder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos servidores públicos e profissionais que servem a comunidade.  Ore por esses profissionais para que o Senhor os abençoe e os guarde de todo perigo e acidente. Peça para as crianças nesta semana abençoar os servidores públicos!  E se tiver um servidor publico que congregue na igreja, chame-o um momentinho na sala e orem por ele.Atividade e brincadeiras:Entregue a atividade das máscaras para as crianças colorir, depois pregue numa cartolina e recorte os olhos. Que as crianças brinquem com as profissões das máscaras.Você já votou no nosso blog Novamente. Estamos no segundo turno e precissamos de novo do seu voto!













------------------------------------------------






























REVISTA 1 – ESTUDO 1 EU POSSO SER DIFERENTE

REVISTA 1 – LIÇÃO 2: RECONHECER- CRER – RECEBER!

REVISTA 1 – LIÇÃO 3: ANTES, SAULO. DEPOIS, PAULO!

REVISTA 1 – LIÇÃO 4: EU SOU DIFERENTE, JESUS VIVE EM MIM!

REVISTA 2 – LIÇÃO 1: BRANQUINHA A OVELHINHA DESOBEDIENTE

REVISTA 2 – LIÇÃO 2: O REI DESOBEDIENTE

REVISTA 2 – LIÇÃO 3: OBEDECENDO ÀS AUTORIDADES

REVISTA 2 – LIÇÃO 4: SOMOS DIFERENTES PORQUE OBEDECEMOS

REVISTA 3 – LIÇÃO 1: NÃO IMPORTA O QUE TENHA FEITO NO PASSADO… ORE REI ME AMA E ME ACEITA COMO SOU!

REVISTA 3 – LIÇÃO 2 NÃO IMPORTA A FAMILIA EM QUE EU NASCI… O REI ME AMA E ME ACEITA COMO SOU

REVISTA 3 – LIÇÃO3: O REI ME AMA E ME ACEITA COMO SOU!

REVISTA 3 – LIÇÃO 4 NÃO IMPORTA A NOSSA APARÊNCIA NEM TALENTOS… O REI NOS AMA E ACEITA COMO SOMOS!

REVISTA 4 – LIÇÃO 1: O REI TEM UM PLANO PARA AMINHA VIDA

REVISTA 4 LIÇÃO 2: DEUS É UM DEUS DE SONHOS!

REVISTA 4 – Lição 3: OS INIMIGOS DOS SONHOS DE DEUS!

REVISTA 4: LIÇÃO 4: HISTORIA:O REI TEM UM PLANO PARA MINHA VIDA

REVISTA 5 LIÇÃO 1: SALOMÃO ESCOLHE O REINO DE DEUS!

REVISTA 5 – LIÇÃO 2: EU ESCOLHO VIVER NO REINO DO ALTO!

REVISTA 5 – LIÇÃO 3: EU ESCOLHO BOAS COMPANHIAS!

REVISTA 5 – LIÇÃO 4: EU ESCOLHO VIVER NOS PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS!

REVISTA 6 – LIÇÃO 1: SALOMÃO DECIDE FAZER A VONTADE DE DEUS E NÃO A SUA!

REVISTA 6 – LIÇÃO 2: EU ME RENDO A VONTADE DE DEUS!

REVISTA 6 – LIÇÃO 3: EU DECIDO FAZER A VONTADE DE DEUS!

REVISTA 6 – LIÇÃO 4: FAZENDO A VONTADE DO REI DOS REIS!

REVISTA 7 – LIÇÃO 1: O ESPÍRITO SANTO VEM SOBRE O TEMPLO DE SALOMÃO!

REVISTA 7 – LIÇÃO 2: O ESPÍRITO SANTO NOSSO AMIGO, DEUS COM A GENTE!

REVISTA 7 – LIÇÃO 3 : UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM O REI!

REVISTA 7 – LIÇÃO 4 : O ESPÍRITO SANTO NOS AJUDA A SERMOS VENCEDORES!

REVISTA 8 – LIÇÃO 1: OS ÚLTIMOS DIAS DO REINADO DE SALOMÃO!

REVISTA 8 – LIÇÃO 2: COM O REI ATÉ O FIM!

REVISTA 8 – LIÇÃO 3: NÃO DESISTA!

REVISTA 8 – LIÇÃO 4 : VENCEDORES EM TODAS AS SITUAÇÕES

REVISTA 9 – LIÇÃO 1 : O ESPÍRITO CONTRA A CARNE

REVISTA 9 – LIÇÃO 2 : O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO O AMOR!

REVISTA 9 – LIÇÃO 3 : OS PERIGOS DO ÓDIO E DA AMARGURA

REVISTA 9 – LIÇÃO 4 : A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO !

REVISTA 10 – LIÇÃO 1 : O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO: A ALEGRIA!

REVISTA 10 – LIÇÃO 2 : SUPER RAIO DE LUZ!

REVISTA 10 – LIÇÃO 3 : O PODER DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO!